Endereço:

Rua Gil Carneiro da Cunha 73
Casa Forte - Recife PE
CEP 52.061-082

BRASIL

info@institutoeliseos.com
Tel: 081-99881-3037
Tel: 081-98655-0294

  • Fanpage facebook.jpg
  • Twitter.jpg
  • Ícone do App Instagram

CIDADANIA & RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

NOTICIAS & EVENTOS

Abertura de processo seletivo

Janeiro de 2019

 

Com grande satisfação comunicamos a todos a abertura do Processo Seletivo para todos os Cursos, Atividades e Eventos do Instituto “ELÍSEOS”.

Orientamos todos os interessados a ler com atenção as instruções contidas na “aba” “ATIVIDADES & ADMISSÕES”. Lá os potenciais candidatos encontrarão instruções claras sobre cada atividade do Instituto e como abrir o processo que conduzirá o candidato a fazer oficialmente parte desta Realidade Pioneira substanciada no Instituto “ELÍSEOS”.

Garantimos nossa proximidade e apoio e permanecemos na torcida de que o processo transcorra com serenidade e seja concluído com a sua admissão.

Para quaisquer eventuais dúvidas permanecemos ao seu inteiro dispor através do e-mail institucional info@institutoeliseos.com.

O texto são conceitos fundamentais da relacionalidade e que podem ser a base de um novo paradigma para as disciplinas humanas. Concluído acurado processo, e obtida a aprovação da Comissão Científica, é publicado pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco UFPE, o livro intitulado “O amor como paradigma” sob o ISBN 978-85-415-1007-3.

Publicação do livro “O amor como paradigma”: uma tese tão ousada quando fascinante...

Junho de 2018

 

A Editora, uma entre as mais notáveis e respeitadas no País e no Continente, no caso da publicação com seu Selo, enquanto legítima custode do arcabouço acadêmico, científico e intelectual da Universidade Federal, acolhe o conteúdo como seu e o torna público como produção com dignidade acadêmico-científica e lhe reconhece o valor. Com o prefácio do Prof. PhD. Paulo Henrique Martins, já Presidente da Associação Latino Americana de Sociologia, o texto do livro substancia a proposição de uma tese que é tão ousada quanto fascinante, e é perpetuado pela EdUFPE em seu conteúdo e em sua potencialidade repousando agora entre os clássicos e notáveis das Ciências e da Filosofia.


http://www.editoraufpe.com.br/o-amor-como-paradigma/ 
http://social-one.org/it/pubblicazioni/246-o-amor-como-paradigma.html
 

Congresso Internacional “Sociological Imagination and social promotion: the category of “Love” to read the changes taking place and imagine new future”

Junho de 2018

O Departamento de Ciência Política, Social e da Comunicação da Universidade de Salerno (Itália) e o Centro Mundial de Pesquisas Social-ONE, com o patrocínio do Departamento de Teorias Sociológicas e Transformações Sociais da Associação Italiana de Sociologia (AIS) e em colaboração oficial com 11 Universidades e Entidades de Pesquisa na Itália e no mundo inteiro, entre elas o Instituto “ELÍSEOS” – Educação & Cultura, promoveu o Congresso “Sociological Imagination and social promotion: the category of “Love” to read the changes taking place and imagine new future”, escrevendo uma nova página pioneira no percurso do progresso das Ciências Humanas e da própria Humanidade.

O ideal da cultura construída através da educação e ou o ideal da formação educativa, que tem como meta desenvolver a pessoa humana em todas as suas potencialidades, necessária e espontaneamente desemboca na construção de uma cidadania permanentemente inclusiva, consciente e ativa.

E a inclusão e participação estão entre os cárdines fundamentais da Missão e da atividade geral do Instituto Elíseos.

PRÓXIMOS EVENTOS

QUI 31 JAN, 00:00

ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA TODOS OS CURSOS, ATIVIDADES E EVENTOS DO INSTITUTO “ELÍSEOS”.

Site Oficial do Instituto "ELÍSEOS"

SEX 1 FEV, 15:00

REABERTURA DOS TRABALHOS DO NÚCLEO PERMANENTE DE ESTUDOS PARA OS MEMBROS COM ASSENTO PERMANENTE

Sede do Instituto "ELÍSEOS"

QUI 7 JUN E SEX 8 JUN, 09:00

CONGRESSO INTERNACIONAL, ENTRE NUMEROSAS UNIVERSIDADES, REPRESENTANTES DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA PPGS DO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CFCH DA UFPE E SOCIAL-ONE - GRUPO DE ESTUDIOSOS E PESQUISADORES COM SEDE EM ROMA (ITÁLIA), QUE TERÁ LOCAL NA UNIVERSIDADE DE SALERNO NA ITÁLIA.

CFCH PPGS UFPE, Salerno ITÁLIA

QUI 7 JUN E SEX 8 JUN

EXPO-SOCIAL INTERNACIONAL, PROMOVIDA POR SOCIAL-ONE - GRUPO DE ESTUDIOSOS E PESQUISADORES COM SEDE EM ROMA (ITÁLIA), COM A PARTICIPAÇÃO DO MOVIMENTO NÃO UTILITARISTA PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS M.A.U.S.S. EM SALERNO - ITÁLIA. ESTARÃO PRESENTES GRANDES EXPOENTES DAS CIÊNCIAS HUMANAS.

www.social-one.org/it 

Salerno ITÁLIA

TER 31 JUL, 10:00

ABERTURA DO CONTATO ENTRE A DIREÇÃO DO INSTITUTO ELÍSEOS E A DIREÇÃO EXECUTIVA DA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS

Sede do Instituto "ELÍSEOS"

Foram publicados (clicar na imagem) os Atos da Summer School intitulada “Agapic action and social reality: sociological imagination to promote development, to build future”, evento promovido pelo Centro Mundial de Pesquisas Social-ONE, 
Publicação dos Atos da Summer-school “Agapic action and social reality” em português, espanhol e italiano.

Junho de 2018

 

social-one-22062018.jpg
em parceria com o Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES – UNITA e o Instituto “ELÌSEOS” – Educação & Cultura, em Dezembro de 2017, sob o ISBN 978-88-95697-05-5. A partir deste momento estão disponíveis para estudiosos, pesquisadores e todos, textos preciosos em língua portuguesa, espanhola e italiana, potencializando a fecundidade deste percurso acadêmico-científico e de seus reflexos na realidade.
Acordo Oficial de Colaboração com Frater’Aide, Paris (França)

Janeiro de 2018

Firmado Acordo Oficial de Colaboração entre Fratern’Aide Associação de Educação sediada em Paris (França), instituição membro da Academia de Versalhes, que reúne estudantes e professores ao redor da temática da Educação à Paz e à fraternidade. A Associação da “Cidade Luz” dedica-se de modo prioritário ao desenvolvimento e aprofundamento dos aspectos prático e teórico de um novo modo de pensar e viver o processo educativo e pedagógico com vistas à construção de um mundo melhor e seus reflexos concretos na paz local e mundial.

Summer school e oficialização de Acordo de Colaboração

Dezembro de 2017

Entre os dias 11 e 14 de Dezembro de 2017, pesquisadores, professores, estudiosos, profissionais do serviço social, estudantes de disciplinas sociológicas e interessados em sociologia, do Brasil, da América Latina e da Europa, tiveram um encontro em Igarassu (PE). A Summer School intitulada “Agapic action and social reality: sociological imagination to promote development, to build future”, evento promovido pelo Centro Mundial de Pesquisas Social-ONE, em parceria com o Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES – UNITA e o Instituto “ELÌSEOS” – Educação & Cultura. Por ocasião da conclusão do evento internacional, foi firmado Acordo Oficial de Colaboração, que formaliza a vivíssima parceria que esteve sempre presente e que, à partir da fecundidade da unidade vivida, gerou o surgimento do próprio Instituto “ELÍSEOS”.

Instituto "ELÍSEOS" no Cone Sul: viagem à Argentina

Setembro de 2017

Em setembro de 2017, teve lugar em Buenos Aires (Argentina), uma série de encontros com estudiosos e pesquisadores de três universidades diferentes no intento fundamental da construção e consolidação de uma rede sempre mais ampla de colaboração e estudo com iniciativas alinhadas com os Ideais humanitários e acadêmicos do Instituto “ELÍSEOS”. Foram realizados encontros de diálogo e trabalho com Prof. Jorge Roggero da UBA “Universidad de Buenos Aires”, Prof. Martin Grassi da UCA “Universidad Catolica de Buenos Aires” e com o Prof. Rolando Cristao da “Universidad del Salvador” de Buenos Aires. Perspectivas alvissareiras.

UNESCO e Fratern’Aide: O Instituto "ELÍSEOS na Cidade Luz 

Agosto de 2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A “Cidade Luz” acolheu, no verão de 2016, uma sequência de eventos que marcam um enrobustecimento do Instituto “ELÍSEOS” no seu caminhar rumo à construção de seus Ideais. No dia 17 de Agosto, na Sede Mundial da UNESCO, agenda de diálogo e trabalho com a Ministra de Estado, Eliana Zugaib, que é a Embaixadora chefe da Delegação Permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura. O encontro contou com a presença do Secretário da UNESCO, Jeremias Martins Neto e com o novo Diretor Administrativo do Instituto “ELÍSEOS”, o Sr. Alan Dantas Gomes. Na sequência, no dia 22 de Agosto, almoço reunião de diálogo e trabalho com o Prof. Pierre Benoit, fundador de Fratern’Aide Associação de Educação membro da Academia de Versalhes, e ponto de referência de New Humanity para a UNESCO, e sua esposa, nossa caríssima Prof.a Marie-Annick.

Selado Acordo de Colaboração entre Fratern'aide, Paris (França) e Instituto ELÍSEOS

Agosto de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na conclusão de um processo de conhecimento reciproco iniciado em uma visita à Sede Mundial da UNESCO em Paris (França), o Instituto ELÍSEOS e Fratern’Aide selam um acordo de cooperação. Fratern’aide, é uma Associação sediada em Paris (França), que reúne estudantes e professores ao redor da temática da Educação à Paz e à fraternidade. Dedica-se de modo prioritário ao desenvolvimento e aprofundamento dos aspectos prático e teórico de um novo modo de pensar e viver o processo educativo e pedagógico com vistas à construção de um mundo melhor e seus reflexos concretos na paz local e mundial. Profunda sintonia de intentos entre o Ideal dos fundadores, o Prof. Pierre Benoit, fundador de Fratern’Aide e os Prof. M.Sc. Lucas Galindo e Prof. Nivaldo Inojosa, bem como de todos os membros do Instituto ELÍSEOS.

Cultura & Arte: Aula-conferência "Arte Clássica no Mundo Atual"

Agosto de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 2 de Agosto, realizou-se a aula–conferencia de Rafael Guerra, jovem pintor pernambucano - primeiro professor brasileiro da Academia de Artes de Florença (Itália), na prestigiosa Faculdade de Filosofia de Recife PE. Em uma sala plena, transcorreram-se horas de magnificência, luz e retorno aos cânones da beleza clássica, um vivo encontro no Ideal único da The Florence Academy of Art e do Instituto “ELISEOS”, imergindo todos no encanto. Estavam presentes personalidades do mundo acadêmico, cultural, artístico e civil de várias Comunidades Acadêmicas e até mesmo uma delegação do Departamento de Arte da Universidade Federal da Paraíba. Presentes autoridades ligadas ao Departamento de Arte da Universidade Federal de Pernambuco e de outras Faculdades de Artes.

Presença do Instituto "ELÍSEOS" na Solenidade de instauração da Cátedra inter-universitária "Chiara Lubich" em Fraternidade e Humanismo, pela UNICAP e ASCES

Março de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em um Auditorium pleno, com as presenças da da Dr.a Maria Voce, Presidente Mundial do Movimento Internacional fundado por Chiara Lubich, do Diretor Geral da ASCES e do Magnifico Reitor da UNICAP-PE e dos Diretores do Instituto “ELÍSEOS”, foi realizada – numa iniciativa inédita no Brasil - a instauração da Cátedra inter-universitária “Chiara Lubich” em Fraternidade e Humanismo, marcando um momento de significativo pioneirismo e novidade.

Na tarde do mesmo dia, como parte integrante da Solenidade, o Diretor do Instituto “ELÍSEOS” moderou a Mesa Redonda de Ciências Humanas, com as presenças da Prof. Vera Araújo (Grande amiga, Coordenadora Mundial de Social-ONE, um grupo internacional e multidisciplinar, de pesquisas e estudos, em Ciências Sociais sediado em Roma - Itália) e da Prof.a Andreza Lucas Doutora em Economia pela Universidade de Milão (Itália).

Para mais informações, visite o Site oficial da Cátedra: www.catedrachiaralubich.org 

Acordo de Colaboração Acadêmica com IUS SOPHIA de Florença

Novembro de 2013

 

O Instituto Universitário SOPHIA (Sabedoria) é um Centro de Formação e de Pesquisa Acadêmica, localizado em Florença (Itália), no qual se encontram existência e pensamento, as diversas culturas e as diversas disciplinas, em um contexto significativamente relacional. Um laboratório interdisciplinar e intercultural: um lugar de excelência a serviço do crescimento humano e cultural.

Nos últimos dias do último mês de novembro, em reunião formal na Sede do IUS SOPHIA, os Diretores: Prof. M.Sc. Lucas Galindo do Instituto ELÍSEOS e o Prof. Dr. Piero Coda do Instituto Universitário SOPHIA, firmaram um Acordo de Colaboração Acadêmica entre as duas instituições selando uma parceria que espontaneamente já existia.

As possibilidades são significativamente amplas gerando a possibilidade de intercâmbios de produção científica, intercâmbio de professores e ou estudantes e acesso a Cursos curtos.

Eliseos oficialmente credenciado pela "The Florence Academy of Art"

Novembro de 2013

 

A Academia de Arte de Florença foi fundada em 1991 por Daniel Graves para fornecer o mais alto nível de instrução em desenho, pintura e escultura clássicos. A visão da Academia de Graves é o seu potencial para formar um seleto grupo de pintores e escultores realistas, altamente qualificados.

Sua filosofia, que está na base do currículo e método de ensino da Academia, exige um retorno à disciplina na arte, a cânones de beleza, e para o estudo direto da natureza e os velhos mestres da arte como base para grande pintura e escultura.

Em reunião com a Sra. Susan Tintori, Diretora Executiva da The Florence Academy of Art, foram identificados inumeráveis pontos em comum entre os ideais fundamentais que são a vida da Academia de Artes de Florença e o Instituto ELÍSEOS – Cultura & Arte.

Hoje o Instituto “ELÍSEOS” – Cultura & Arte está oficialmente credenciado pela The Florence Academy of Art, como fruto desta reunião de trabalho e comunhão de ideais.

Os horizontes descortinados são infinitos.

UNESCO /Paris: 2013

Novembro 2013

 

No ultimo mês de novembro, na Sede Mundial da UNESCO – Unites Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, em Paris “a Cidade Luz”, em presença da Sra Chantal Grevin - ponto de referencia de New Humanity para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura -, o Diretor do Instituto ELÍSEOS em sua visita à Sede da UNESCO, pode dialogar e apresentar os ideais que movem o Instituto e seus projetos, entre eles o da instauração da Disciplina de Educação à Paz, inicialmente nas escolas da região metropolitana de Olinda e Recife, que foram acolhidos com grande abertura e receptividade.